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Modelo de Escrita para o Cirandar

 

Tutorial para Inscrição no Cirandar: rodas de investigação desde a escola

 

Cronograma de Atividades Cirandar 2013

 

Relatos por salas no evento do dia 23/11/2013

 

Sala 1

 

Sala 2

 

Sala 3

 

Sala 4

 

Sala 5

Hotéis

 

Grande Hotel - Cidade

Rua General Bacelar, 369 - Rio Grande-RS
Fone: (0XX53) 32325763


Hotel Atlântico - Cidade http://www.hoteisatlantico.com.br/

Rua Duque de Caxias, 55 - Rio Grande-RS
Fone: (0XX53) 32313833


Hotel Villa Moura - Cidade http://www.hotelvillamoura.com.br/

Rua General Neto, 165 - Rio Grande-RS
Fone: (0XX53) 32313933


Paris Hotel - Cidade

Rua Marechal Floriano Peixoto, 112 - Rio Grande-RS
Fones: (0XX53) 32313866/32312948


Taufik Hotel - Cidade

Rua General Neto, 20 - Rio Grande-RS
Fones: (0XX53) 32313755/32313199


Hotel Atlântico - Balneário Cassino http://www.hoteisatlantico.com.br/

Av. Rio Grande, 387 - Rio Grande-RS
Fones: (0XX53) 32361350/32361757


Hotel Cassino - Balneário Cassino

Av. Rio Grande, 135 – Rio Grande-RS
Fones: (0XX53) 32361405/32361395


Hotel Marysol - Balneário Cassino

Av. Atlântica, 700 – Rio Grande-RS
Fone: (0XX53) 32361240


Hotel Paraíso - Balneário Cassino

Estrada Rio Grande - Balneário Cassino, Km-16 - Rio Grande-RS
Fones: (0XX53) 32361323/32361411


Nelson Praia Hotel - Balneário Cassino http://www.nelsonpraiahotel.com/

Av. Beira Mar, 550 – Rio Grande-RS
Fones: (0XX53) 32364786/32363677


Arpini Hotel - Cidade http://www.arpinihotel.com.br/

Av. Presidente Vargas, 631 – Rio Grande-RS
Fone: (0XX53) 32931811


Willena Apart Hotel - Balneário Cassino

Av. Beira Mar, 350 – Rio Grande-RS
Fones: (0XX53) 32361103/32362122


Hotel Car - Cidade http://www.hotelcar.com.br

Rua Conde de Porto Alegre, 45 - Rio Grande-RS
Fone: (0XX53) 32324981

 

Apart Hotéis

 

Porto Rei Residence Hotel - Cidade

Rua Teixeira Junior, 468 - Rio Grande-RS
Fone: (0XX53) 32313722


Beira Mar Residence - Balneário Cassino

Av. Beira Mar, 540 – Rio Grande-RS
Fone: (0XX53) 32363677


Cabana’s Apart hotel - Balneário Cassino

Rua Uruguaiana, 500 – Rio Grande-RS
Fone: (0XX53) 32361039


Lira Apart Hotel - Balneário Cassino http://www.lira.com.br/apart/index_apart.html

Rua Lisboa, 353 – Rio Grande-RS
Fone: (0XX53) 32361473


Villa Moura Apart Hotel - Balneário Cassino http://www.hotelvillamoura.com.br/

Rua Buenos Aires esq Beira Mar, 12 – Rio Grande-RS
Fones: (0XX53) 32362012/32362122


Bella Praia Apart Hotel - Balneário Cassino http://www.bellapraiaaparthotel.com.br/

Av. Beira Mar, 134 – Rio Grande-RS
Fone: (0XX53) 32369192

 

Pousadas

 

Pousada Blumengarten - Balneário Cassino

Estrada Rio Grande - Balneário Cassino, 7469 (Arroio Bolaxa) – Rio Grande-RS
Fones: (0XX53) 32361482/32364415


Pousada São Paulo - Balneário Cassino

Rua São Paulo, 230 – Rio Grande-RS
Fone: (0XX53) 32361467


Pousada Por do Sol - Balneário Cassino

Rua Jaguarão, 742 – Rio Grande-RS
Fone: (0XX53) 32361101


Sítio Agroecológico Beija-Flor Pousada - Parada dos dois Coqueiros

Km 37, BR 392 (Pelotas - Rio Grande)
Fone: (0XX53) 99725533

 

Pousada Blumengarten - Balneário Cassino

Estrada Rio Grande - Balneário Cassino, 7469 (Arroio Bolaxa) – Rio Grande-RS
Fones: (0XX53) 32361482/32364415


Pousada São Paulo - Balneário Cassino

Rua São Paulo, 230 – Rio Grande-RS
Fone: (0XX53) 32361467


Pousada Por do Sol - Balneário Cassino

Rua Jaguarão, 742 – Rio Grande-RS
Fone: (0XX53) 32361101


Sítio Agroecológico Beija-Flor Pousada - Parada dos dois Coqueiros

Km 37, BR 392 (Pelotas - Rio Grande)
Fone: (0XX53) 99725533

A realização do IV Encontro Ibero-americano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que fazem Investigação na sua Escola contribuiu para o avanço na direção dos mesmos objetivos buscados com a realização dos Encontros sobre Investigação na Escola, editados anualmente na UNIVATES desde 2000 e promovidos pela Rede de Investigação na Escola (Rede RIE). De outro lado, o evento ampliou o intercâmbio dos participantes desta rede com outras redes ibero-americanas correlatas contribuindo para a consecução da Rede Ibero-americana de Coletivos Escolares e Redes de Professores que fazem Investigação na sua Escola. Os princípios deste encontro foram a inovação, a investigação, a produção e renovação sobre  a própria prática docente.

Integrada por professores da Argentina, Colômbia, México, Espanha e Brasil, esta Rede Ibero-americana vem promovendo a cada três anos um encontro para a troca de experiências e a reflexão crítica sobre os avanços e obstáculos da estratégia de trabalho em redes, como processo alternativo de (auto)formação docente. Os participantes são professores integrantes ou não da Rede Ibero-americana ou de coletivos e redes pedagógicas, que fazem investigação na sua escola, seja pré-escolar, primária ou secundária, além de formadores de professores cujos projetos contribuam a estes processos.

Nestes encontros participamos como convidados pela primeira vez no México em 1999, ocasião em que a Rede TEBES - Transformación de la Educación Básica desde la Escuela foi a promotora da segunda edição do evento. Estivemos presentes com quatro pessoas: duas apresentando um trabalho e duas como observadoras.

Na terceira edição, em 2002 na Colômbia, já havendo nos constituído como rede local, estivemos presentes com seis pessoas e seis trabalhos. Nesta mesma edição aceitamos o desafio de organizar o encontro Ibero-Americano seguinte. Para isso, organizamos o V Encontro sobre Investigação na Escola de 2004, na UNIVATES, como uma forma de seleção prévia para o IV Encontro Ibero-americano de 2005. Para isto, foi necessário que em 2004 iniciássemos o processo de divulgação, recepção, leitura e intercâmbio de trabalhos intra e entre os países. O Anexo1 traz o folder e o cartaz do evento. O Anexo 2 traz o CD do evento.

Assim, seguindo um calendário que atendesse a esta situação, em 18 de outubro, encerramos o processo de recepção inicial dos trabalhos brasileiros e dos trabalhos oriundos de países que não sediam as redes convocantes. Do Brasil recebemos a inscrição de  178 trabalhos e mais 162 trabalhos de outros  países. Em seguida, estes trabalhos foram avaliados e, após o período de reformulação e adequação,  receberam o aceite final, ou não, em 30 de março deste ano.

Os trabalhos dos países que sediam as redes convocantes foram avaliados internamente pelos pares e, todos os trabalhos puderam novamente serem lidos e analisados por todos os participantes pois foram disponibilizados no site do evento um mês antes.

O IV Encontro Ibero-americano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que fazem Investigação na sua Escola realizou-se em Lajeado, na UNIVATES – Centro Universitário, nos dias 24 à 29 de julho de 2005, com carga horária de 40 horas.

Participaram do evento 420 professores oriundos de escolas e universidades, (cuja listagem apresentamos no Anexo 3) dentre os quais 218 são brasileiros e 202 estrangeiros. O evento recebeu a inscrição de 340 trabalhos.

País

Número de Participantes

Argentina

25

Brasil

218

Colômbia

124

Espanha

13

México

30

Peru

1

Reino Unido

1

Venezuela

8

Cada professor inscrito enviou um relato de inovação e/ou investigação escolar no qual indicava também a área de interesse para apresentação. A comissão científica avaliou os trabalhos e os distribuiu em três grandes linhas de discussão:

Linha A - Experiências Curriculares: Ensino - aprendizagem - avaliação - metodologia - conteúdos – idéias dos alunos - interdisciplinariedade - recursos tecnológicos - didáticas específicas - material curricular (didático) - experiências educaticas sem currículo prescrito (escolas alternativas).

Linha B - Formação Docente: inicial - continuada - permanente - extensão - grupos de estudo - organizações não tradicionais - coletivos de professores - vivências de autoformação - atividades não formais – reflexão sobre a própria prática.

Linha C - Cultura e Política Educativa: Reformas educativas – condições de trabalho docente – orientação escolar – relações na escola - violência escolar - discussão sobre padrões referenciais em educação.

Os trabalhos foram relatados e discutidos, evitando-se apresentações formais, nos Grupos de Discussão e coube a cada grupo definir a ordem e a melhor forma que isso deveria ser realizado. Para tanto, cada grupo teve um coordenador, que orientou a discussão, e um monitor, que auxiliou o grupo no que foi preciso e fez “a ponte” com  a comissão organizadora. Do total de 40h do evento foram disponibilizadas 16h para os grupos de discussão.

Foi tomado o cuidado, na distribuição dos trabalhos para que em cada grupo de discussão houvessem representantes de pelo menos três países envolvidos no evento e que nesses grupos houvessem no máximo 25 integrantes, favorecendo assim uma maior troca de experiências e um clima ideal para a discussão dos trabalhos. Um mês antes do evento, todos os trabalhos de cada grupo foram enviados por e-mail para os seus integrantes, para que todos pudessem lê-los previamente e trazer as suas dúvidas ou sugestões para a discussão, aumentando assim o intercâmbio durante o evento.

Em todas as salas foi disponibilizado um retroprojetor (projetor de lâminas e transparências) que pode ser utilizado pelos participantes durante as discussões para a projeção de figuras, esquemas, fotos, tabela de dados, entre outros. Outros recursos, como data show ou projetor de slides, foram disponibilizados em salas especiais. O acesso à internet esteve a disposição dos interessados em mostrar ambientes virtuais ou outras tecnologias ao seu grupo de discussão. Durante o evento, os participantes tiveram acesso livre à internet em laboratórios de informática distribuídos pela instituição.

As linhas de discussão foram subdivididas devido ao grande número de pessoas inscritas. Após o remanejo, os grupos ficaram constituídos da seguinte forma:

Linha de discussão Grupos Nº de trabalhos Nº de participantes

Experiências Curriculares

A1

17

22

A2

18

22

A3

16

22

A4

18

22

A5

15

23

A6

15

23

A7

15

20

A8

13

24

A9

17

23

A10

15

23

A11

18

23

A12

13

22

A13

13

21

Formação Docente

B1

14

22

B2

14

24

B3

13

18

B4

13

19

B5

13

17

B6

12

22

B7

12

21

B8

13

23

B9

12

21

Cultura e Política Educativa

C1

11

14

C2

14

17

Na sexta-feira, 29 de julho, no turno da manhã, os integrantes de cada linha após a apresentação da síntese de cada grupo elaboraram uma síntese de todas as discussões para exposição ao grande grupo. A elaboração da síntese nos grupos, conforme orientação dada na abertura do evento, abordou às seguintes questões: obstáculos encontrados, avanços alcançados e propostas de seguimento do trabalho. (Estas estão disponível no site: www.univates.br/4iberoamericano e em Anexo 4).

Os trabalhos foram relatados e discutidos durante a semana (de segunda a quinta-feira), sempre no turno da manhã, totalizando 16 horas de trabalho em pequeno e no mesmo grupo. No turno da tarde, aconteceram diversas atividades como: painel de redes convocantes, afixação de pôsteres, encontros por área ou nível de ensino, visitas a escolas e passeios pela região, expedição pedagógica, etc.

Foi disponibilizado na programação do evento horários e espaço para afixação e a apresentação de pôsteres referentes à outros trabalhos desenvolvidos pelos participantes, visando o intercâmbio de experiências além daquelas relatadas no trabalho inscrito.

IV Encontro Ibero-americano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que fazem Investigação na sua Escola procurou atender aos seguintes objetivos, contrastados com o seu efetivo alcance:

  • Auxiliar na consolidação do trabalho em redes como processos alternativos de formação;

  • Integrar diferentes grupos de trabalho dentro desse processo alternativo;

  • Promover o processo de construção horizontal de conhecimento;

  • Escutar e discutir com colegas de todos os níveis de ensino e de pesquisa como forma de nos qualificarmos como profissionais;

  • Discutir formas de mobilizar, promover e ativar espaços nos quais as redes e os professores possam falar de sua prática;

  • Favorecer que professores do Vale do Taquari e de outras regiões do RS iniciem ou continuem a escrever, analisar e avaliar suas atividades inovadoras de ensino-aprendizagem, em especial aquelas que incluam um caráter investigativo de sua prática docente através da criação e o desenvolvimento de “coletivos de professores investigadores” como forma de garantir a continuidade e o avanço da inovação escolar.

São evidências do alcance dos objetivos:

  • A expansão da rede brasileira RIE devido ao incremento de trabalhos e inscritos em relação ao encontro nacional anterior, em 2004;

  • A expansão da rede no estado uma vez que o próximo Encontro (nacional) de Investigação na Escola será organizado pelo grupo de participantes vinculados a FURG;

  • O fortalecimento de diferentes grupos locais do RS pertencentes à rede RIE (UFSM, FURG, PUCRS, UNIJUÍ, UNIVATES, Colégio Israelita de POA, entre outros);

  • A pertinência das sínteses elaboradas (Anexo 4) nos grupos de discussão e nas linhas em relação à construção e evolução do conhecimento profissional docente;

  • A relevância do trabalho de discussão e de reflexão produzido nos grupos de discussão como atestam as avaliações individuais (Anexo 5);

  • A definição de que no próximo ano os diferentes coletivos da rede RIE do vale do Taquari darão continuidade aos processos de reflexão em grupo organizando encontros mensais para a troca de experiências.

O evento foi avaliado em dois momentos: nos grupos de discussão, nos quais os participantes responderam um questionário elaborado pela instituição (Anexo 5 síntese do questionário ) e durante o encerramento do encontro, onde as críticas e sugestões foram explicitadas em sessão aberta.

Nesta avaliação deve-se destacar que os participantes avaliaram, de modo altamente favorável,  a prioridade dada ao tempo para a discussão em pequenos grupos, orientada por questões relevantes.

Além disso são apontados com muita ênfase:

  • A distribuição e diversidade dos trabalhos nos grupos, com o cuidado de distribuir participantes de todos os países nos grupos;

  • A sistemática de apresentação e discussão, priorizando a discussão em detrimento das apresentações formais comuns em outros eventos;

  • O ambiente criado sem hierarquia, que contribui para as discussões, e a diversidade dos temas e áreas envolvidas.

Quando questionados sobre o que mais gostaram, os participantes citaram aproximadamente: diálogo,  intercâmbio, bom ambiente de trabalho nos grupos, incentivo para os que estão começando, os momentos de confraternização, atuação do coordenador, grande troca de experiências devido ao número pequeno de participantes, informalidade; agilidade na abertura organização coordenação e  instalações do encontro. Citaram como positivo também a possibilidade dada aos professores das escolas de Ensino Fundamental e Médio de apresentarem e discutirem as suas práticas (e não só escutarem), confrontando assim diferentes realidades.

A proposta de ação-crítico-colaborativo será realizada em dez etapas, clique e leia a descrição:


1ª Etapa

 

2ª Etapa: 18 de junho


3ª Etapa: 16 a 19 de julho

 

4ª Etapa: 13 a 16 de agosto

 

5ª Etapa: 17 a 19 de agosto


6ª Etapa: 10 a 13 de setembro

 

7ª Etapa: 14 a 21 de setembro

 

8ª Etapa: 24 de setembro a 07 de outubro


9ª Etapa: 15 de outubro a 09 de novembro


10ª Etapa: 10 de novembro


 

O V Encontro Sobre Investigação na Escola ocorreu nos dias 27 e 28 de agosto de 2004 e basicamente seguiu a mesma estrutura e o mesmo desenvolvimento das edições anteriores.

Os trabalhos selecionados pela comissão científica para apresentação, uma vez efetivamente apresentados, melhorados segundo as sugestões colhidas durante o encontro e reenviados até a data de 18 de outubro de 2004, foram pré-selecionados para o encontro iberoamericano realizado em 2005.

A divulgação foi feita via eletrônica ou correio para aqueles que já participaram alguma vez. Para novos participantes a divulgação foi feita segundo um banco de dados de pesquisadores na área de outras universidades do estado, do país e da América Latina. Também divulgamos entre professores da região, especialmente aqueles que por algum contato, se tinha conhecimento de que realizam trabalhos inovadores e de investigação em sua sala de aula.

A manutenção dessa estrutura e algumas modificações envolveram as recomendações da avaliação da edição anterior. Na ficha de avaliação da última edição apareceram sugestões sobre como avançar na avaliação dos trabalhos e na constituição dos grupos e sobre como aproveitar melhor as discussões nos grupos durante o encontro. Assim, foi proposto:

  • A disponibilização dos textos com  maior antecedência;
  • O envio dos trabalhos dos grupos como foi feito este ano e também o título dos outros trabalhos com seu devido e-mail;
  • Oincremento da comunicação prévia entre os participantes, via e-mail, para questionamentos que se possam fazer uns aos outros, comentários e etc;
  • A disponibilização dos trabalhos na página do evento, para que os participantes tenham acesso;
  • A fomento da organização de uma rede

Tais sugestões foram implementadas nesta edição pela comissão organizadora.

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