Cirandar: rodas de investigação desde a escola
Tutoriais
=> Tutorial acesso ao SInsc e submissão do relato
=> Tutorial leitura entre pares
- INSCRIÇÃO NO SINSC.
- INTENÇÃO DE ESTUDO NO DIÁRIO
Primeira escrita no diário de campo mediada a partir da primeira carta enviada aos participantes pela coordenação;
Nesta primeira escrita do diário de campo, o participante será convidado a escrever sobre seu encontro com o tema que permeará a escrita de seu relato de experiência pedagógica.
- ENCONTRO PRESENCIAL
Rodas de conversa e leitura dos diários;
- PRÉ-ESCRITA DO RELATO
Segunda escrita no diário de campo mediada a partir de carta enviada aos participantes pela coordenação;
Nesta segunda escrita do diário de campo, o participante dará continuidade a escrita do seu relato com ampliação do registro de suas experiências vivenciadas na sala de aula a partir do encontro com a teoria;
- SUBMISSÃO DO RELATO NO SINSC
Submissão do relato no SINSC orientada a partir de carta encaminhada pela coordenação;
- LEITURA ENTRE PARES
Período para leitura entre pares com envio de uma carta ao colega para colaboração com a reescrita do relato orientada a partir de carta encaminhada pela coordenação;
- SUBMISSÃO FINAL DO RELATO
Reescrita do relato com reenvio pelo site orientada a partir de carta encaminhada pela coordenação;
- LEITURA DOS RELATOS DA SALA
Leitura dos relatos da sala do participante para o encontro presencial final com registro de três questões por relato no diário de campo;
- ENCONTRO PRESENCIAL
Encontro presencial do Cirandar na FURG e entrega do diário de campo.
O encontro presencial na FURG contará com cinco momentos:
1º) discussão dos trabalhos distribuídos por salas;
2º) produção de síntese da sala no evento e avaliação da proposição de formação;
3º) almoço coletivo;
4º) apresentação de síntese avaliativa;
5º) exposição de material didático produzido pelos participantes.
Histórico de eventos
Cirandas de Diálogo no Letramento:
Aberto no período de 02 à 22 de agosto de 2012 o processo de formação Cirandas de Diálogo no Letramento teve a proposição de constituinte de ser um espaço de escrita, leitura e diálogo na formação de professores dos anos iniciais conforme proposto pela 18.ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio Grande do Sul (18.ª CRE) juntamente com pós-graduandos do Programa Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
Cirandar: rodas de investigação desde a escola
No período julho a novembro de 2012, em Rio Grande-RS, no âmbito dos Encontros sobre Investigação na Escola (EIE) aconteceu a primeira edição do processo de formação Cirandar: rodas de investigação desde a escola. A proposição de formação teve por objetivo discutir a reestruturação curricular proposta pela SEDUC-RS, tendo como participantes os Professores Coordenadores dos Seminários Integrados. Sua segunda edição aconteceu do período de abril a novembro de 2013. A terceira edição do Cirandar aconteceu de julho a novembro de 2014. Sua quarta edição ocorreu de maio a novembro de 2015, onde houve a ampliação dos diálogos sobre a sala de aula ao contar com a participação de professores da rede Municipal de Educação de Rio Grande, reforçando as parcerias já estabelecidas e construindo novas parcerias, reafirmando assim identidade do grupo que se constitui como comunidade aprendente. A quinta edição realizada de maio a novembro de 2016 contou com ampla participação dos licenciandos vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID. A sexta edição contou com a mudança de encerramento, iniciando em maio de 2017 e encontro final em março de 2018, para assim possibilitar maior tempo para leitura entre pares, estudo e reescrita sobre as temáticas contempladas nos relatos produzidos.
Trabalhos Cirandar
Trabalhos Cirandas
Histórico dos Encontros sobre Investigação na Escola
Clique e confira o histórico dos Encontros sobre Investigação na Escola
I Encontros sobre Investigação na Escola
II Encontros sobre Investigação na Escola
III Encontros sobre Investigação na Escola
IV Encontros sobre Investigação na Escola
V Encontros sobre Investigação na Escola
Subcategorias
Página 3 de 6