Cirandas de Diálogo no Letramento:

Aberto no período de 02 à 22 de agosto de 2012 o processo de formação Cirandas de Diálogo no Letramento teve a proposição de constituinte de ser um espaço de escrita, leitura e diálogo na formação de professores dos anos iniciais conforme proposto pela 18.ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio Grande do Sul (18.ª CRE) juntamente com pós-graduandos do Programa Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Cirandar: rodas de investigação desde a escola

No período julho a novembro de 2012, em Rio Grande-RS, no âmbito dos Encontros sobre Investigação na Escola (EIE) aconteceu a primeira edição do processo de formação Cirandar: rodas de investigação desde a escola. A proposição de formação teve por objetivo discutir a reestruturação curricular proposta pela SEDUC-RS, tendo como participantes os Professores Coordenadores dos Seminários Integrados. Sua segunda edição aconteceu do período de abril a novembro de 2013. A terceira edição do Cirandar aconteceu de julho a novembro de 2014. Sua quarta edição ocorreu de maio a novembro de 2015, onde houve a ampliação dos diálogos sobre a sala de aula ao contar com a participação de professores da rede Municipal de Educação de Rio Grande, reforçando as parcerias já estabelecidas e construindo novas parcerias, reafirmando assim identidade do grupo que se constitui como comunidade aprendente. A quinta edição realizada de maio a novembro de 2016 contou com ampla participação dos licenciandos vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID. A sexta edição contou com a mudança de encerramento, iniciando em maio de 2017 e encontro final em março de 2018, para assim possibilitar maior tempo para leitura entre pares, estudo e reescrita sobre as temáticas contempladas nos relatos produzidos.