Encontros Riograndinos sobre Investigação na Escola é um programa de formação acadêmico-profissional pautado na escrita de relatos de sala de aula e na leitura por pares.

O programa é proposto por um grupo de professores que, regularmente, tem se encontrado ao longo dos últimos quinze anos, pensando a nossa formação desenvolvida em diferentes contextos, atividades e situações. Desde o ano de 2000, com os Encontros de Investigação na Escola, promovidos pela Rede RIES no Rio Grande do Sul, temos estudado e nos encontrado para discutirmos nossa sala de aula a partir de relatos de sala de aula. Desde o ano de 2012 fomos incentivados a inventar um processo mais local e continuado intitulado Cirandar: rodas de investigação desde a escola.

 

O programa tem como pressupostos teóricos:

a) A aula de um professor é uma produção efetiva para se pensar a formação;

b) A escrita desta sala de aula permite torná-la pública e foco de atenção coletiva;

c) Escrever, como ferramenta cultural humana, nos desenvolve e por isso, se escrevemos, nos desenvolvemos e aprendemos sobre nossa sala de aula;

d) A aprendizagem precisa ser dialógica e para tanto coletiva;

e) A leitura entre pares favorece intensificar a formação.